top of page

SEJA BEM VINDO AO   ENEGEO XLII  
RIO DAS OSTRAS

O ENEGEO

  O Encontro Nacional dos Estudantes de Geologia (ENEGEO) ocorre desde 1978 e foi oficialmente criado como instrumento de organização estudantil no contexto da reabertura política ao final da ditadura militar. Desde então, o ENEGEO é realizado anualmente. Com o desenvolvimento da geologia no Brasil, novas discussões foram geradas no cenário nacional. Em 2004, a Executiva Nacional dos Estudantes de Geologia (ENEGE) foi reativada e, a partir de então, o ENEGEO vem sendo organizado conjuntamente pela ENEGE e pelos alunos dos Cursos de Geologia do estado sede do encontro, com o propósito de resgatar a essência do evento.
   Neste cenário de mudanças, é importante ressaltar que o ENEGEO é realizado com o intuito de reunir os profissionais da área e os estudantes de todas as universidades brasileiras que, atualmente, ofertam o curso de Geologia ou Engenharia Geológica, promovendo a interação entre tais indivíduos.

   Ainda, objetiva-se a construção de um movimento coletivo baseado em interesses comuns que representem o posicionamento dos estudantes frente às questões que lhes dizem respeito. O Encontro também cria oportunidades para o aprimoramento da formação acadêmica dos estudantes por meio de trocas de informações possibilitando, ainda, a disseminação do conhecimento geológico para as comunidades habitantes das regiões escolhidas para sede do Encontro. Tendo em vista as especificidades das Ciências Geológicas, são priorizadas localidades para sediar o Encontro que apresentem como características a boa exposição de rochas (afloramentos rochosos) e paisagens naturais, bem como a infra-estrutura local para acomodação dos participantes do evento. Os últimos encontros realizados priorizaram locais geologicamente privilegiados tais como: Chapada Diamantina - BA (2001); Canoa Quebrada - CE (2002), Chapada dos Veadeiros – GO (2003), Boiçucanga - SP (2004), Conceição do Mato Dentro - MG (2005), Farol de Santa Marta - SC (2006), Chapada dos Guimarães - MT (2007), Cabo Frio - RJ (2008), Santa Leopoldina - ES (2009), Fortaleza - CE (2010), Delfinópolis – MG (2011), Praia dos Garcez – BA (2012), Tibagi – PR (2013), Ubatuba - SP (2014), Cavalcante – GO (2015), Guadalupe – PE (2016), Ipoema - MG (2017), Touros - RN (2018) e Águas da Prata – SP (2019).

bottom of page